CORTA ESSA! DIGA "NÃO" À FRAUDE ACADÊMICA


  • Você sabia? A fraude acadêmica inclui cometer plágio, falsificar documentos e terceirizar trabalhos acadêmicos (compra e venda).
  • O plágio ou qualquer tipo de fraude acadêmica atrapalha a formação do estudante, que terá que arcar com as consequências de sua falta de conhecimento quando entrar para o mercado de trabalho.
  • Nunca copie textos da Internet, de livros, de revistas ou de qualquer outro documento em trabalhos sem citar a fonte. 
  • Faça os trabalhos com tempo suficiente para realizar uma boa pesquisa, selecionar os melhores textos e fazer as referências de acordo com as normas institucionais ou com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). O mesmo vale para imagens.
  • Ao utilizar imagens da Internet, procure saber a origem. Assim que identificar o autor, cite-o conforme as regras ABNT. Se a utilização da imagem for para um documento a ser publicado ou para fins comerciais, entre em contato com o proprietário da imagem para ver sob quais condições há cessão de uso.
  • Ao reproduzir qualquer material publicado na Internet, certifique-se de que a sua reprodução está de acordo com os Termos de Uso. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a manutenção do site/blog ("Fale Conosco" ou e-mails disponibilizados nas páginas).
  • Nunca compre trabalhos acadêmicos nem aceite ofertas para vendê-los (fazer um trabalho, colocar o nome de outra pessoa e receber dinheiro por isso).
  • Desconfie de anúncios que vendem trabalhos escolares e acadêmicos. É comum que o conteúdo destes trabalhos seja plágio.
  • Tenha em mente que um plágio pode ser descoberto a qualquer momento e que pode resultar, inclusive, na perda do título.
  • Nunca coloque o nome de um colega em um trabalho que você fez. Afinal de contas, se você teve o trabalho de redigir o texto, não é justo colocar o nome de quem não fez nada. E não se engane: até você cortar este hábito, colegas preguiçosos e oportunistas continuarão usando o resultado do seu esforço para serem aprovados. Além disso, tal prática pode até ser questionada pela instituição de ensino porque o aluno que coloca o nome no trabalho sem fazer nada está mentindo para obter nota de forma desonesta, enganando professores e instituição.
  • Não aceite plágio de colegas nos seus trabalhos. Caso isso aconteça, converse com eles e veja o que pode ser feito para resolver a situação. Se isso te prejudicar de alguma forma, procure o professor responsável pela disciplina e explique o que aconteceu. Se mesmo assim o assunto não for resolvido, procure um órgão institucional (Colegiado, Secretaria, Corregedoria, Comissão de Ética, Ouvidoria ou o mais indicado onde você estuda) para ajudar.


Referências:





Autoria: Alessandra Belo
2012